Cursos

Os cursos oferecidos pela TRIAGEM CONSULTORIA possuem duas vertentes com relação intrínseca com a solução de problemas de informação e conhecimento: o de soluções em informação e o desenvolvimento de pessoas. Os cursos que envolvem soluções em informação buscam a formação de capital intelectual especializado na operacionalização de processos inerentes a gestão informacional no contexto das empresas. Nossas soluções em desenvolvimento de pessoas envolvem ferramentas, palestras e produtos do COACHING, metodologia de autoconhecimento e auxílio na realização de metas e objetivos pessoais. Também oferecemos pós-graduações em áreas que envolvam a produção, tratamento, organização e gestão da informação, relacionada às demandas organizacionais.

ACADEMIA DOS DEUSES


"SONHAMOS UMA ESCOLA QUE EDUQUE UMA NOVA GERAÇÃO DE LÍDERES E CAPACITE-OS A HARMONIZAR OS APARENTES ANTAGONISMOS DE SEMPRE: ECONOMIA E ÉTICA, AÇÃO E CONTEMPLAÇÃO, PODER FINANCEIRO E AMOR." Elio D´Anna

O curso Academia dos deuses constitui-se em um poderoso, imersivo e completo processo de COACHING em grupo; em sua essência, utiliza-se das mais modernas técnicas e ferramentas do COACHING com o objetivo de ajudar aos participantes trilharem um caminho de autoconhecimento e empoderamento, estabelecendo metas profissionais e pessoais e sendo proativo na realização de seus objetivos. Este curso foi pensando especialmente para aqueles que buscam sua essência e plenitude de vida.
Conteúdo programático
A academia dos deuses: gênese, propósito e missão
O que é coaching?
Bases, conceitos e fundamentos
Técnicas e ferramentas:
Autofeedback
Autoapresentação
Roda da vida
Feedback 360º projetivo
Crenças e sonhos
Identificando fases da vida
Formatando objetivos
Análise do campo de força
Perfil de personalidade
Identificando valores
Levantando seus valores
Quadro de valores
Propósito e missão
Visão
A roda da abundância
Processo de perguntar
Perguntas poderosas, etc.
Metodologia
Turmas de 15 participantes
Período: 10 meses
Duas reuniões presenciais por mês
Quatro horas por encontro
Ferramentas do processo de Coaching serão aplicadas, analisadas, desencadeando atividades, tarefas e projeções de práticas direcionadas aos objetivos e sonhos dos Coachees.
20 sessões de Coaching no total
Carga horária total: 80 horas de processo
Tarefas extra presenciais:
Atividades de leitura, produção e registros em diários de bordo
Reuniões via Skype
Valor do investimento: R$2.000,00
O curso será ministrado pelo CEO da TRIAGEM ORGANIZAÇÃO
Rodrigo Pereira é doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília. Master Business Administration em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Analista CDIA+. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, analista comportamental. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Coordena o grupo de pesquisa - Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e comportamento organizacional.


COACHING PARA EDUCADORES

Ouse Conhecer a Si Mesmo! (Nietzsche)

O curso oportuniza aos educadores momentos ímpares em torno do autoconhecimento, os levando a um novo nível de ação pedagógica e humanística.
O processo de coaching, aplicado aos profissionais da área da educação, constitui-se em poderosa ferramenta para o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional. Por meio do empoderamento de si mesmo, o educador potencializará suas competências preexistentes e desenvolverá outros recursos imprescindíveis ao fazer pedagógico, agregando valores indispensáveis a pessoa do educador e do educando, os quais serão exteriorizados no contexto prático da profissão.
O curso propõe, por meio da metodologia do Coaching, levar o educador, enquanto pessoa, a revisitar a sua essência para que o mesmo se conheça sob outra perspectiva, percebendo o seu real potencial, habilidades, competências e missão propriamente dita, o que lhe dará melhores condições para desenvolver o seu papel profissional.
Uma verdadeira viagem para dentro de nós mesmos é o que o curso oportuniza quando o COACHEE (Sujeito do processo) também se oportuniza a "conhecer a si mesmo". Colocar em xeque nossas crenças, compreendendo nossos valores, ressignificando nossos hábitos e comportamentos, estando-nos cientes de nossa missão, nos impulsionará a novos níveis na escala de realização pessoal, profissional e espiritual.
Metodologia
Duração: 8 horas
Turmas em grupo
Ferramentas do processo de Coaching serão aplicadas, analisadas, desencadeando atividades, tarefas e projeções de práticas direcionadas aos objetivos e sonhos dos Coachees.
Valor do investimento: R$250,00.
O curso será ministrado pelo CEO da TRIAGEM ORGANIZAÇÃO
Rodrigo Pereira é doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília. Master Business Administration em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Analista CDIA+. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, analista comportamental. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Coordena o grupo de pesquisa - Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e comportamento organizacional.


LIFE COACHING


O rompimento das limitações pessoais, impostas pelos vieses da própria vida, as quais se relacionam as lutas, conflitos, desajustes, insatisfações, perdas, sofrimentos, dores, decepções e frustações, são passíveis de ressignificação e libertação. O desenvolvimento da plenitude de alegria, satisfação pessoal, rumo a totalidade do ser humano, depende de um desenvolvimento pessoal consciente durante toda a vida, portanto, decida viver uma nova filosofia de vida!!!
O percurso desse processo envolve abrir mão dos conceitos, postulamentos e posicionamentos conhecidos e vivenciados para um mundo de possibilidades, descobertas e plenitude de vida.
Este processo é o mais importante processo que alguém pode se submeter em função de seu autoconhecimento e potencialização de suas habilidades e competências. MATRICULE-SE
Sejam bem-vindos ao poderoso processo LIFE COACHING!
Metodologia
Duração: 8 horas
Pode ser individual ou turmas em grupo
Ferramentas do processo de Coaching serão aplicadas, analisadas, desencadeando atividades, tarefas e projeções de práticas direcionadas aos objetivos e sonhos dos Coachees.
Valor do investimento: R$250,00.
O curso será ministrado pelo CEO da TRIAGEM ORGANIZAÇÃO
Rodrigo Pereira é doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília. Master Business Administration em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Analista CDIA+. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, analista comportamental. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Coordena o grupo de pesquisa - Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e comportamento organizacional.



O curso Operacionalizando a Biblioteca Escolar visa a criação de capital intelectual dentro das escolas, sendo de especial interesse para os gestores destas que desejam tornar suas bibliotecas em instrumentos pedagógicos efetivos nas instituições educativas públicas e privadas.
Uma biblioteca escolar gerida por pessoal capacitado, bem equipada e integrada ao projeto pedagógico é ferramenta essencial para o desenvolvimento de competências essenciais aos alunos na sociedade atual.
Este curso visa apresentar técnicas, metodologias e ações capazes de tornar a Biblioteca Escolar no mais poderoso instrumento pedagógico da escola, tornando-a eficaz no ensino e aprendizagem.
Para isso, buscar-se-á revisitar o conceito de biblioteca escolar, sua extensão teórica e prática, evidenciando estratégias para seu desenvolvimento e aprimoramento dentro das escolas, bem como, educar os agentes responsáveis por estas bibliotecas à operacionalização das mesmas em função dos propósitos definidos pela escola, dando ênfase aos procedimentos que contribuam para o aprimoramento do ensino e da aprendizagem.
O curso enfatizará três dimensões essenciais para a boa gestão de uma biblioteca escolar: a administrativa, a biblioteconômica e a pedagógica, sendo esta última a principal dimensão a ser tratada. Sendo assim, os participantes serão apresentados às metodologias para elaboração de diretrizes capazes de tornar a biblioteca escolar em efetivo instrumento pedagógico, resgatando sua essência e missão, segmentando o seu espaço dentro da escolar.
Conteúdo programático
● Revisitando a Biblioteca Escolar; conceitos e missão
● Entendendo a estrutura, finalidade e objetivos da Biblioteca Escolar;
● Estrutura mínima de uma Biblioteca Escolar: administrativo; biblioteconômico e pedagógico
● A Biblioteca Escolar e sua ação pedagógica
● A leitura, a produção de conhecimento e a competência em informação: fazeres indispensáveis.
Metodologia
Duração: 8 horas
Aula expositiva, com discussão dos conceitos e troca de experiências do grupo
Valor do investimento: R$200,00.
O curso será ministrado pelo CEO da TRIAGEM ORGANIZAÇÃO
Rodrigo Pereira é doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília. Master Business Administration em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Analista CDIA+. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, analista comportamental. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Coordena o grupo de pesquisa - Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e comportamento organizacional.

O curso compreende o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas aos requisitos funcionais para registros bibliográficos e de autoridade.
Conteúdo programático
● FRBR (Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos)
● FRAD (Requisitos Funcionais para Dados de Autoridade)
● Conceitos principais
● Entidades
● Atributos
● Relacionamentos
● Tarefas do usuário
● Repercussão dos modelos conceituais na catalogação
Os certificados serão emitidos pela UFSCAR e a TRIAGEM CONSULTORIA.
Metodologia:
● Aulas expositivas e práticas com discussão de conceitos, propostas e aplicações
● Recursos multimídia; atividades em grupo; apresentação de links relacionados.
Valor: R$ 300,00
O curso será ministrado por professor da Universidade Federal de São Carlos:
• Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon: Docente na Universidade Federal de São Carlos, desde 2008, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais (UFSCar) e pesquisador do Grupo de PeXsquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP). Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sintaxe e Semântica de Registros Bibliográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação Descritiva, Formato MARC21, Catalogação Automatizada, Automação de Unidades de Informação, Conversão Retrospectiva. Desenvolveu o Scan for MARC, um interpretador sintático e semântico de registros bibliográficos analógicos (em fichas) para o Formato MARC21 Bibliográfico.

Apresenta técnicas e métodos para a gestão de documentos, enfatizando soluções, processos e tecnologias aplicadas. Explora a importância do arquivo enquanto ferramenta para a tomada de decisão.
Gerir a documentação de uma empresa é um processo indispensável à eficiência, eficácia e efetividade das atividades e processos organizacionais. Este curso mostrará as melhores práticas e procedimentos arquivísticos, proporcionando o conhecimento dos principais procedimentos que envolvem o processo de gestão de documentos.
Pretende-se formar multiplicadores para a gestão documental e organização de arquivos, bem como sensibilizar os participantes sobre a importância e urgência de perceberem a informação/documento como insumo da prática profissional e atividade primordial para a sobrevivência da organização, estabelecendo processos bem definidos, evitando a perda de documentos e facilitando o ambiente de trabalho dos colaboradores.
Uma competente gestão de documentos significa dotar ao arquivo de uma instituição a capacidade de produzir de matéria prima para decisões estratégicas e processos organizacionais mais eficientes. Como vantagens mais visíveis da gestão documental podem ser citadas: evitar a perda de documentos, produzir ganhos de tempos aos funcionários e maximizar o espaço da organização, através do descarte seguro de documentos com a utilização de ferramentas tais quais um plano de classificação e tabela de temporalidade.
Uma gestão efetiva também é necessária para implantação de ferramentas de GED (Gestão Eletrônica de Documentos), o que agrega as vantagens das Tecnologias da Informação para aperfeiçoar ainda mais os processos de uma organização.
Objetivos
Sensibilizar os recursos humanos de instituições para a importância de profissionalização e racionalização da gestão documental
Formar multiplicadores para a gestão e organização de arquivos ativos, intermediários e permanentes
Apresentar as melhores práticas no que concerne à gestão documental
Desenvolver habilidades e competências básicas para a prática de gestão de documentos
Capacitar colaboradores para o uso de ferramentas básicas para a gestão de documentos
Conteúdo programático
Gestão de documentos: conceitos
Benefícios da gestão de documentos
Gestão de documentos
Fluxo documental – produção, utilização, avaliação e destinação
Rotinas de gestão documental e arquivo
Ferramentas para racionalização da gestão documental
Plano de classificação
Tabela de temporalidade
Métodos de arquivamento
Eliminação de documentos
Gestão eletrônica de documentos
CDIA+
Benefícios GED
Tecnologias GED
Construção de projetos para GED
Legislação correlata.
Metodologia
Duração: 8 horas
Apresentação em prezi, apostila, apresentação de websites com informações estratégicas para a gestão de documentos.
Valor do investimento: R$200,00.
O curso será ministrado pelo CEO da TRIAGEM ORGANIZAÇÃO
Rodrigo Pereira é doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília. Master Business Administration em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Analista CDIA+. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, analista comportamental. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Coordena o grupo de pesquisa - Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e comportamento organizacional.


                           GESTÃO DE DOCUMENTOS NAS IES


O curso, apresenta a Portaria Normativa do MEC 1224 de 2013, contextualizando-a para as IES. Desenvolve o entendimento das ferramentas indispensáveis à Gestão Documental nas secretarias das IES, apresentando de forma prática e objetiva o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade sugeridos pela referida portaria como instrumentos para a gestão eficaz dos fluxos de informação e, especificamente, à Gestão da massa documental produzida e recebida pelas secretarias acadêmicas.
Nessa perspectiva, a TRIAGEM CONSULTORIA, oferta ao mercado sul-mato-grossense, em turma única, o referido curso como ação indispensável à educação continuada dos agentes de secretaria acadêmica como melhor posicionamento estratégico das IES em relação aos seus documentos.
As vagas são limitadíssimas!
Metodologia
Duração: 8 horas
Apresentação das ferramentas fundamentais da gestão de documentos, o plano de classificação e a tabela de temporalidade
Exposição da tabela instituída pela Portaria Normativa do MEC 1224 de 2013 e as formas de operacionaliza-la.
Valor do investimento: R$200,00.
O curso será ministrado pelo CEO da TRIAGEM ORGANIZAÇÃO
Rodrigo Pereira é doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília. Master Business Administration em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Analista CDIA+. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, analista comportamental. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Coordena o grupo de pesquisa - Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e comportamento organizacional.



Considerando a complexidade, dinamicidade e a turbulência dos dias atuais, os paradoxos que nos cercam tornam-se insumos indispensáveis as organizações do conhecimento. Utilizar a informação como base para as relações organizacionais tornou-se a essência de todos os processos do cenário empresarial, portanto, perceber, discutir, entender e aplicar elementos da Gestão da Informação e do Conhecimento nas organizações é parte indispensável aos agentes de conhecimento.
O curso em questão objetiva-se não tão somente em apresentar a temática proposta, mas também, desenvolver habilidades e competências à aplicação de diagnóstico para a gestão do conhecimento como processo inicial para a prática e estabelecimento de política institucional para a Gestão da Informação e do Conhecimento, dessa forma, desenvolver o capital intelectual das organizações.
O curso apresenta as mais novas metodologias de Gestão da Informação e do Conhecimento com a aplicação de Diagnóstico para Gestão do Conhecimento em Organizações.
Conteúdo programático
Conceitos de gestão de conhecimento
Gestão de conhecimento em organizações
Impactos da gestão de conhecimento
Escolas de gestão de conhecimento
Diagnóstico da gestão de conhecimento;
Implementação da gestão de conhecimento
Metodologia
Duração: 8 horas
● O Diagnóstico de Gestão de Conhecimento será apresentado com instruções para seu preenchimento
Valor do investimento: R$200,00.
O curso será ministrado pelo CEO da TRIAGEM ORGANIZAÇÃO
Rodrigo Pereira é doutorando e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília. Master Business Administration em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Analista CDIA+. COACH formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching - IBC, analista comportamental. Graduado em Biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga - UNIFORMG. Atualmente é professor nos cursos de Pós-graduação em Gestão da Informação, do Conhecimento e Novas Tecnologias e Biblioteconomia do Instituto de Ensino Superior da FUNLEC - IESF. Coordena o grupo de pesquisa - Bibliotecas Escolares sob a perspectiva da Competência em Informação. No cenário empresarial é o CEO da Empresa TRIAGEM ORGANIZAÇÃO LTDA ME, prestando consultoria nas áreas de Gestão Eletrônica de Documentos, da Informação, do Conhecimento e no desenvolvimento e formação de pessoas. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, biblioteca escolar, perfil profissional, competência em informação, gestão de pessoas e comportamento organizacional.



Construção de formas de representação bibliográfica segundo o recurso informacional. Sistemas de catalogação para alimentação de catálogos. Formato MARC e suas aplicações.
Conteúdo Programático
•Introdução
• Visão geral de catalogação, metadados e uso de padrões
• Conceitos fundamentais de padrões de representação: padrão de conteúdo e de padrão de estrutura de metadados descritivos
• Visão geral e histórico dos Formatos MARC21: bibliográfico, autoridade, classificação, comunidade e coleção
• Estrutura do registro MARC21
• Visão geral do Formato MARC21 Bibliográfico • Análise de parágrafos, subcampos e indicadores
• Campos fixos
• Estrutura
• Campos variáveis
• Campos, indicadores e códigos de subcampo para dados de descrição do registro bibliográfico: [1] Área de título (2xx) - (Campos 240-246 – título e títulos variantes que se aplicam ao registro bibliográfico), [2] Área de edição (2xx) - (Edição, impressão, endereço e outras fontes de informação para publicação), [3] Área de publicação (2xx) - (Publicação, impressão, distribuição, tiragem ou produção de uma obra), [4] Área de descrição física (3xx) - (Características físicas e frequência de publicação no registro bibliográfico), [5] Área de séries (4xx) - (Título usado como série em registros bibliográficos), [6] Área de Notas (5xx) - (Notas relacionadas aos aspectos do item bibliográfico, como: notas gerais, nota de conteúdo, nota de dissertação, notas locais, etc.)
• Campos, indicadores e códigos de subcampo para dados de ponto de acesso ao registro bibliográfico: [1] Ponto de acesso principal (1xx) - (nome, entidade coletiva, eventos, título uniforme), [2] Pontos de acesso secundário de assuntos (6xx) - (Cabeçalhos de assuntos que fornecem acesso adicional a registros bibliográficos), [3] Pontos de acesso secundários de nomes (7xx) - (nome, entidade coletiva, eventos, título uniforme para acesso a um registro bibliográfico que não o ponto de acesso principal)
Os certificados serão emitidos pela UFSCAR e a TRIAGEM CONSULTORIA.
Metodologia:
● A estratégia de ensino e aprendizagem contempla atividades teóricas e práticas, que poderão ser realizadas individualmente ou em grupo, cujo desenvolvimento permite, estimula, e requer a participação ativa dos participantes no processo de aprendizado.
Valor: R$ 350,00
O curso será ministrado por professor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR:
• Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon: Docente na Universidade Federal de São Carlos, desde 2008, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais (UFSCar) e pesquisador do Grupo de PeXsquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP). Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sintaxe e Semântica de Registros Bibliográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação Descritiva, Formato MARC21, Catalogação Automatizada, Automação de Unidades de Informação, Conversão Retrospectiva. Desenvolveu o Scan for MARC, um interpretador sintático e semântico de registros bibliográficos analógicos (em fichas) para o Formato MARC21 Bibliográfico.


Metadados. Padrões de metadados para projetos em ambientes digitais. Linguagens de marcação. Dados de autoridade.
Os certificados serão emitidos pela UFSCAR e a TRIAGEM CONSULTORIA.
Metodologia:
● Aulas expositivas e práticas com discussão de conceitos, propostas e aplicações
● Recursos multimídia; atividades em grupo; apresentação de links relacionados.
Valor: R$ 350,00
O curso será ministrado por professor da Universidade Federal de São Carlos:
• Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon: Docente na Universidade Federal de São Carlos, desde 2008, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais (UFSCar) e pesquisador do Grupo de PeXsquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP). Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sintaxe e Semântica de Registros Bibliográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação Descritiva, Formato MARC21, Catalogação Automatizada, Automação de Unidades de Informação, Conversão Retrospectiva. Desenvolveu o Scan for MARC, um interpretador sintático e semântico de registros bibliográficos analógicos (em fichas) para o Formato MARC21 Bibliográfico.



O curso pretende desenvolver habilidades e competências específicas para o uso do RDA. Possui abordagem prática e totalmente dirigida às necessidades de representação descritiva por meio do RDA.
Os certificados serão emitidos pela UFSCAR e a TRIAGEM CONSULTORIA.
Conteúdo Programático
● Introdução
● Visão geral de catalogação, metadados e uso de padrões
● Objetivos bibliográficos
● Visão geral e histórico para elaboração de um código internacional de catalogação
● Conceitos fundamentais de padrões de representação: padrão de conteúdo e de padrão de estrutura de metadados descritivos
● Modelos conceituais: FRBR, FRAD, FRSAD
● Apresentação do RDA e RDA Toolkit
● Estrutura do RDA
● Abordagem prática do RDA
● Formas de representação MARC21/RDA
● Comparação de exemplos.
Metodologia:
● Aulas expositivas e práticas com discussão de conceitos, propostas e aplicações
● Recursos multimídia; atividades em grupo; apresentação de links relacionados.
Valor: R$ 350,00
O curso será ministrado por professor da Universidade Federal de São Carlos:
• Profa. Dra. Zaira Regina Zafalon: Docente na Universidade Federal de São Carlos, desde 2008, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Doutora em Ciência da Informação pela UNESP (2012), mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2006), especialista em Sistemas Automatizados de Informação em Ciência & Tecnologia (1996), em Administração (2002), em Ensino Superior (2003), e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela EBDSC (1993). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias em Ambientes Informacionais (UFSCar) e pesquisador do Grupo de PeXsquisa Novas Tecnologias em Informação (UNESP). Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Sintaxe e Semântica de Registros Bibliográficos, atuando principalmente nos seguintes temas: Representação Descritiva, Formato MARC21, Catalogação Automatizada, Automação de Unidades de Informação, Conversão Retrospectiva. Desenvolveu o Scan for MARC, um interpretador sintático e semântico de registros bibliográficos analógicos (em fichas) para o Formato MARC21 Bibliográfico.